Vénus é a Deusa romana do amor, adaptada da Deusa do amor da cultura grega, Afrodite. De acordo com o poeta oral grego Hesiodo (750 e 650 a.C.), Afrodite simbolizava "o doce prazer e a suave delicadeza do amor".
Historicamente falando, a Vénus é representada na arte romana como a personificação de um amor mais sensual e erótico, ao contrário de Afrodite que é representada pelos gregos como simbolo de um amor mais espiritual e divino.
Culturalmente falando, em civilizações por todo o mundo e de todas as épocas, desde as eras mais primitivas, existe o culto à Deusa do amor, com inúmeros nomes e representações.
A imagem abaixo é com certeza familiar - trata-se da pintura Nascimento de Venus de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0urynDX9svy4Y3cnMjqCB0BOFtQlMnZAeMqrYIWIL5G4JU-Qem47IoFYHFvWv943iU7ysCiwOVXfu27ttiwnSzR2EoVstH4vBu4AWE7Fm21_au0twjfl4dXcPTwtn4kn-PPUNm6jt51gF/s320/v%25C3%25A9nus.jpg)
Esta teoria é defendida pelas cores claras e puras que Botticelli utiliza, exaltando a pureza da alma e a beleza clássica.
É também um retrato fiel da lenda do nascimento de Venus/Afrodite, em que a Deusa emerge das ondas do mar numa concha, após o próprio mar ser fecundado por seu pai.
Ela personifica o reino da ternura e das caricias, do desejo amoroso e da fusão sensual, da admiração feliz, da doçura e da bondade, do prazer de viver e da beleza, do sublime amor natural e selvagem, resumindo, o reino da felicidade!!
Este caça-sonhos pretende captar essa energia de deleite vivencial e quase inocente alegria de viver apenas sendo amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário